Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Miss Unicorn

Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo.

Miss Unicorn

Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo.

Dicas para estudantes

Estamos a meio do ano letivo, e em altura de testes e avaliações, e como estudante sei o quão difícil esta altura pode ser. Por isso, hoje decidi trazer algumas dicas para todos os que estão a passar por isto, para que possam tornar o vosso estudo mais fácil e eficaz.

 

 

1. O ambiente

Especialmente para quem tiver dificuldades de concentração, este é um ponto essencial. O ambiente para o estudo deve ser calmo, sem muito ruído, e, especialmente, sem distrações. Coisas como telemóveis ou outros aparelhos perto do nós devem ser evitados.

 

2. Snacks

Talvez isto não funcione com toda a gente, mas enquanto estou a estudar gosto de ter alguma coisa para ir comendo/bebendo. Para mim, um snack de pedaços, que possa ir comendo lentamente enquanto estudo. Também já me disseram que beber água durante o estudo ajuda na concentração. 

 

3. Música

Neste tópico, volto a falar do problema da concentração. Quem tiver dificuldades em manter-se concentrado não deve ouvir música enquanto estuda, e simplesmente manter o ambiente calmo e silencioso. Para quem gosta de ouvir música enquanto trabalha, deve encontrar o tipo de música ideal. Para mim, o que funciona melhor são as soundtracks de filmes, normalmente apenas o instrumental (fica aqui um exemplo).

 

4. Resumos

Para as disciplinas mais trabalhosas, como história ou ciências, fazer resumos é a melhor solução. Escolher as partes mais importantes de cada matéria e resumir numa folha à parte. O mais importante é que tudo seja escrito à mão, o que ajuda a decorar.

 

5. Fazer pausas

Embora muita gente o pense, estudar durante muitas horas seguidas não rende. Após algum tempo o cérebro já não consegue estar tão concentrado (o que é normal). Por isso, aconselho a fazer algumas pausas, não muito grandes, durante o estudo.

 

Aqui ficam algumas das coisas que eu normalmente faço para estudar. Acho que cada um tem de descobrir qual é a maneira que o ajuda a trabalhar melhor, mas deixo-vos as minhas dicas, que espero que ajudem.

Bom estudo!

8 comentários

Comentar post